Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | EntrarRSS Feed  |   | 

Qual o melhor solo para o plantio de cana-de-açúcar?

| Dicas | 29 de junho de 2013

qual o melhor tipo de solo para plantio de cana de açúcarA cana-de-açúcar é historicamente muito importante para a economia brasileira e ela é encontrada em vários estados, mas cultivadas em solos com propriedades físico-químicas bem diferentes entre si, frequentemente bem longe daquilo que seria considerado o ideal. Esse tipo de vegetal contém muitos aspectos e é facilmente adaptado a distintos tipos de solo, até mesmo aqueles bem hostis. Contudo, se o objetivo é alcançar bons retornos financeiros, é preciso saber qual o melhor tipo de solo para plantio de cana-de-açúcar. De acordo com a Agência Embrapa de Informação de Tecnologia, o solo ideal é aquele bem arejado, profundo, com grande retenção hídrica e muito fértil. O pH em cloreto de cálcio precisa estar em torno de seis.

Ainda que a cana-de-açúcar possa ser cultivada em diversos solos, é preciso considerar alguns aspectos para influenciar positivamente no desenvolvimento da cultura, ainda mais em situações em que o solo não é completamente o melhor. Segundo a Agência Embrapa de Informação de Tecnologia, é preciso ficar atento a algumas características para o sucesso da plantação.

Declive é importante para o cultivo da cana

As terras boas para cultivar a cana-de-açúcar devem ter declives amenos de 2% a 5%, mas para solo mais argiloso deve ser de 5%. No caso do local ser totalmente plano, é preciso ter um esquema de drenagem. Declives mais fortes que os mencionados têm a possibilidade de distribuir melhor as águas provenientes das chuvas, por outro lado, os custos são muito altos para preparar tal terreno para o plantio.

Capacidade de armazenamento de água do solo

O melhor tipo de solo para plantio da cana-de-açúcar é aquele que tenha profundidade maior que um metro, porque as suas raízes podem se expandir mais, já que elas precisam de muita água. Por conta disso, se o solo for muito seco, poderá prejudicar toda a produtividade da cultura, ainda mais quando ela chega ao sexto mês de crescimento, época em que precisa muito mais de água do que nos outros momentos ao longo do tempo. Então além do solo ser bem hídrico, ele também deve ter ótima capacidade de infiltração, para que assim a cana tenha toda a possibilidade de absorver a água e os excessos serem naturalmente drenados.

Para identificar tais aspectos do solo, é importante saber que a capacidade de armazenamento hídrico deve ter limite de 150 milímetros, pois assim a água será suficiente para a cana na época em que não houver chuvas e também para o solo permanecer úmido.

Tendo em vista tudo isso, o solo arenoso é o menos propício para plantar cana-de-açúcar, porque este não consegue reter a água e ainda auxilia na perda de nutrientes por lixiviação e o desenvolvimento de nematóides.

 A química do solo deve ser considerada

A cana-de-açúcar tem bastante resistência à acidez e alcalinidade, dessa forma, seu plantio pode ser feito em solos com pH entre 4 e 8,5. De acordo com a agência da Embrapa, o ideal é aproximadamente em torno de 6,5.

A cana-de-açúcar tem raízes bem especiais se comparar com outros vegetais. Por se tratar de uma cultura semiperene e com ciclo de cinco a sete anos, suas raízes crescem profundamente no solo e criam uma relação muito forte com o pH do solo e ainda outros detalhes, tais como a saturação por bases, a quantidade de alumínio e taxas de cálcio nas partes mais profundas da terra. Estes fatores estão ligados à capacidade de produção, especialmente em solos pouco férteis e menos capazes de reter água.

Para ter o melhor tipo de solo para plantio de cana-de-açúcar, é preciso recuperar a fertilidade dele, seja nas partes mais superficiais como nas mais profundas, no caso de não ter condições ideais para o plantio do vegetal. Para isso, é importante usar adequadamente corretivos, como calcário e gesso. Assim, a produtividade pode aumentar.

Conheça os tipos de solo existentes no Brasil para o plantio cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar, conforme já relatado, cresce em vários tipos de solo, mas cada um tem um aspecto diferente do outro. Veja então essas informações dadas pela Agência Embrapa de Informação de Tecnologia.

São Paulo: grande parte da cana-de-açúcar cultivada em São Paulo é plantada no latossolo vermelho.

qual o melhor tipo de solo para plantio de cana de açúcar

Pernambuco e Alagoas: nestes dois estados, a cana-de-açúcar é plantada, em maior parte, nos tipos de solo latossolo vermelho-amarelo e argissolo vermelho-amarelo

qual o melhor tipo de solo para plantio de cana de açúcar

Rio de Janeiro: neste caso, a cana-de-açúcar é cultivada nos solos hidromórficos e aluviais;

Paraná: São basicamente quatro tipos de solo neste estado para o plantio de cana-de-açúcar. Argissolo, nitrossolo, latossolo roxo e latossolo de textura média.

qual o melhor tipo de solo para plantio de cana de açúcar

Santa Catarina: assim como no Rio de Janeiro, a cana é plantada em solos aluviais e hidromórficos.

Bahia: em solos argissolo vermelho e amarelo e em vertissolo.

qual o melhor tipo de solo para plantio de cana de açúcar

Sergipe: argissolo vermelho-amarelo e brunizen avermelhado.

Paraíba e Rio Grande do Norte: argissolo vermelho-amarelo e em areia quartzosa.

Planalto Central: latossolo vermelho escuro, latossolo vermelho-amarelo e areia quartzosa.

Não há Tags

1658 visualizações, 7 hoje

  

Deixe seu Comentário

app

Curta Nossa Página!

Fazendas Vendidas!